top of page
Leia depois:
Tags:
Nenhum tag.
Me encontre aqui também!
Que tal um pouco de música para acompanhar
os posts?

Loliday 297 - Desmistificando algumas coisas sobre lolita


Oi pessoal!

Hoje eu quero falar sobre alguns tópicos que me são muito perguntados e que têm respostas mais simples do que vocês imaginam. E assim vou fazer o post: em tópicos.

Vamos lá?

1. Maquiagem

Nossa! Quanto me perguntam sobre qual maquiagem usar com lolita!

É mesmo uma das perguntas mais frequentes. Mas acredito que vou surpreender bastante gente com uma reposta simples: Lolita não tem um tipo específico de maquiagem.

Inclusive, eu já ví pessoas usando lolita sem nenhuma maquiagem e, bem... Isso não as torna menos lolitas.

Particularmente, eu não usaria lolita sem maquiagem (na verdade, eu uso maquiagem para tudo, menos para ir na escola ou na padaria. HAHA), isso porque eu gosto de ver a maquiagem como uma extensão do coord, gosto de combinar as cores, colar brilhinhos no rosto e usar cílios postiços. Mas errado é quem te diz que maquiagem é algo obrigatório ou que há uma forma específica de fazê-la. É, como eu disse, um complemento. Mas não uma obrigação. Lolita está mais nas roupas e acessórios do que em qualquer outra coisa!

Mas é claro que existem tutoriais muito legais de maquiagem que as meninas fazem para usar com lolita. Só tenham em mente que não existe uma forma x ou y de se fazer a maquiagem para lolita. O fato é que a maquiagem que você faz deve ficar harmonica com o que você gosta e o que você quer exprimir, ser um complemento do que você está usando. Não faz sentido você gastar horas se maquiando de um jeito x que você viu na internet só porque tinha o título "maquiagem lolita" se não é essa maquiagem que te representa e combina com quem você é ou não faz sentido com o coord que você montou ou o tema do mesmo.

É claro que, se você escolhe usar maquiagem, é legal mantê-la em harmonia com o resto do outfit, mas não há regras do tipo "você PRECISA usar cílios postiços" ou "seu delineado PRECISA ser gatinho" ou "você PRECISA usar blush" e etc. Pode fazer a maquiagem de maneira livre, da forma com a qual você se sentir melhor!! Você pode fazer uma maquiagem super OTT (over the top) ou pode até mesmo simplesmente não usar maquiagem. Fica a seu critério.

2. Lentes e perucas

Isso também é algo que já me perguntaram bastaaante. Pra fazer lolita, você precisa ter várias perucas com as quais usar com os seus coords? Não! Você não precisa. Você pode sim usar seu próprio cabelo (solto ou em penteados) e pode sim usar tranquilamente sem as famosas circle lens. Novamente, essas coisas servem muitas vezes para complementar mas não são uma obrigação.

Eu já usei lolita várias vezes com meu cabelo mesmo e por ter um pouco de problemas com lentes, quase nunca as uso e está tudo bem. Deve se ter sempre em mente que lolita não é uma fantasia, não é um cosplay. É um estilo e forma de expressão de quem você é. Sendo assim, você não é obrigado/a a criar um personagem com coisas que não fazem parte naturalmente de você só pra usar lolita. É claro que está permitido, mas, novamente, como um complemento. Não é como se você precisasse esperar uma peruca chegar pra só assim poder usar lolita, se não, não dá. Dá sim! Pode se sentir confortável usando seu próprio cabelo e seus olhinhos naturais. Essas coisas não são obrigatórias.

3. Modificações corporais (cabelo colorido, piercing, alargador, tatuagem...)

Ter tatuagens e piercings visíveis ou cabelo colorido te impede de usar lolita?

Não! Não impede. Como eu disse ali em cima, lolita não se trata de uma fantasia, e assim sendo, você não precisa buscar esconder partes que fazem parte de quem você é só pra usar lolita. Ninguém esconde tatuagens quando usando outras street fashions, certo? Isso porque elas fazem parte do indivíduo, e lolita está nas roupas e acessórios que você veste, logo, não há um comportamento que você precisa seguir, assim, não há a necessidade de mudar outras coisas que você também gosta só porque está usando lolita. Inclusive, como visto na foto de capa do post, eu acho lolita + tatuagem algo lindo!!

4. "Quero ser lolita mas não sou nada kawaii"

Novamente, você não precisa seguir um comportamento definido para usar lolita. Tá liberado ir de lolita em show de headbang, tá liberado ler mangá gore e tá liberado falar gíria, se isso fizer parte do seu jeito.

Inclusive, eu faço os três. HAHAHAH

"Ser kawaii", ao meu ver, é algo que depende do seu ponto de vista. Eu conheço tantas pessoas que falam palavrão, ou curtem gore ou coisas assim, mas por outros motivos eu as acho extremamente kawaii por serem boas pessoas, companhias agradáveis e coisas assim! Existem mil fatores que levam alguém a ser kawaii. E bem, usar lolita é algo que automaticamente te torna kawaii. hahah Se você já não era, vai passar a ser!

5. Então, o que eu preciso para ser lolita?

Um conjunto de roupas de qualidade boa que se encaixe na silhueta e estilo lolita. Só. Você não precisa mudar totalmente quem você é só pra usar lolita, na verdade, lolita serve justamente para te ajudar a se expressar, logo, não faz sentido se esconder ao invés de mostrar cada vez mais quem você é!

Espero mesmo que isso possa ter ajudado alguém!! Se tiverem dúvidas sobre restrições ou o que pode ou não em lolita, deixem nos comentários!

Stay kawaii.

bottom of page