top of page
Leia depois:
Tags:
Nenhum tag.
Me encontre aqui também!
Que tal um pouco de música para acompanhar
os posts?

Loliday 211 - Entrevista sobre Boystyle!


Ois gente! Hoje o post vai ser sobre algo que o pessoal tem me pedido MUITO: Boystyle/Ouji! Porém, como eu não sigo esses estilos, preferi chamar uma equipe que usa o estilo para me ajudar e passar informações mais exatas, de quem realmente sabe sobre o que está falando. HAHAH O formato do post será diferente! Eu entrevistei algumas pessoas com as mesmas perguntas, de maneira que assim a pesquisa fique mais sólida e uma resposta complete a outra. Espero que gostem desse formato e que o post possa ajudar quem se interessou por boystyle recentemente e precisa de ajuda e informação!

Os entrevistados foram a Paula Kamei e Paulo Lake! Confira os visuais deles no final do post!

1. Ouji e boystyle num geral parece bem amplo, então vamos fazer uma introdução simples ao assunto, primeiramente focando em ouji já que esse estilo parece ter chamado bastante a atenção dos leitores aqui do blog recentemente. Como podemos definir ouji? Quais são as principais vertentes e o que é obrigatório para ser considerado ouji? (Por exemplo, em lolita, as anáguas são “obrigatórias” devido a característica silhueta de lolita, já em ouji...)

Paula: Ouji é o termo comum utilizado no Japão para definir o “masculino” de Lolita, e literalmente significa “príncipe”. Até que faz algum sentido, já que Lolitas são lindas princesas, os oujis são os príncipes. Muitas pessoas consideram o ouji como um sub estilo - apesar de não ter a silhueta característica de lolita - , e muitas o consideram como um estilo totalmente diferente. Basicamente, o ouji é uma moda que busca inspiração nos jovens da era vitoriana, e tem um toque moderno junto a isso: Roupas trabalhadas no babado, jabots, meias e principalmente os diversos tipos de calças/shorts completam o look. As calças, portanto, são o item essencial para quem quer começar na Ouji fashion (e as calças mais comuns para ouji estão entre logo acima do joelho e logo abaixo do joelho, sendo ‘puffadas’ ou não, mas as capris também podem encaixar aqui!). Sobre a questão de vertentes, eu considero que o ouji segue as diversas vententes existentes em Lolita, e que se adapta o outfit ouji para se enquadrar na imagem das diversas vertentes (sweet, classic, pirate, country, etc).

Paulo: "Ouji”/''Oujisama'' é ser um príncipe, é inspirado no modo como os garotos da Era Vitoriana se vestiam: Gravatas borboleta, laços, suspensórios, coletes, luvas, calças curtas, meias super altas e boinas.

2. Se tratando de boystyle, o que diferencia boystyle como sendo uma street fashion de simples traje social? (Ex: Camadas, volumes, corte das roupas, etc.) Como deve ser feito para ser considerado boystyle (Qual a anatomia de boystyle/ouji/etc?)

Paula: Um boystyle com certeza se diferencia pela quantidade de detalhes! Uma roupa social deve ser plana e elegante, simples e charmosa. Um boystyle deve ser elaborado e elegante, detalhado e muito charmoso!! As rendas nas blusas, um jabot bem trabalhado, um colete e/ou casaco com botões e estampas charmosas, e uma calça que combina com sua ideia de outfit fazem toda a diferença em um boystyle. A anatomia de um boystyle é basica: Uma blusa elegante, colete, shorts/calça, meias e um sapato fechado. O headpiece é normalmente um chapéu, mas podem ser arriscados outros tipos, ou até mesmo não usar. O colete é um acessório que pode ser deixado de lado quando se tem um short/calças de cós mais alto, mas é normalmente substituído por acessórios, como um jabot mais elaborado e/ou um suspensório.

Paulo: Se o Ouji/Dandy for lifestyle claramente reconhecemos pela postura, agirá como um conde ou como um príncipe, Muita gente acha que qualquer roupa social pode se enquadrar no estilo,roupas de Jrock, mas não é bem assim, não é qualquer roupa social que te deixa semelhante a um príncipe, é preciso ter as características do tal.

3. Quais as marcas mais famosas e indicadas para adquirir itens que se encaixem em boystyle/ouji/etc?

Paula: Sou biased da Alice and the Pirates/Baby the Star Shine Bright! Mas existem várias outras marcas que possuem itens para ouji, como por exemplo: Putumayo, h.NAOTO, Metamorphose, Bodyline, Atelier Boz.... Infelizmente essas marcas tem como foco a moda lolita, então não tem muitas peças que são feitas para ouji.

Paulo: Existem muitas brands como Metamorphose e Angelic Pretty. Recomendo BodyLine por ser mais acessível e popular.

4. Existem alguns termos comuns em boystyle (dandy, kodona, ouji, boystyle e aristocrat, etc). O que são e qual diferença entre eles?

Paula: O boystyle é um termo amplo que foi criado para incluir toda e qualquer fashion relacionada ao “masculino de lolita”, o que é um pouco incômodo, pois não existe o tal “girlstyle”. Porém, vamos aos termos:

- Dandy é um termo do século 18 e 19, que se referia a um homem que se preocupava com a aparência. Alguns dizem que na Inglaterra dandy era o homem que se comportava como aristocrata, apesar de ser de classe média. Não acho que o dandy possa de fato ser considerado um sub-estilo do boystyle, mas tem quem diga que o dandy é um ouji que possui cores mais sóbria, calças longas e há um toque gótico e/ou clássico no outfit, mas que também não chega a se tornar um aristocrat.

- Kodona é um termo que nasceu quando um cantor chamado Ryutaro da banda ‘Plastic Tree’ referiu seu estilo de se vestir com esse termo. Ele seria uma mistura da palavra ‘kodomo’ e ‘otona’, que são respectivamente, ‘criança’ e ‘adulto’ em português. Dessa forma, seria uma fashion que misturaria elementos de roupas de aspecto mais infantis e adultos, quase em uma época de puberdade. O kodona normalmente possui aspectos como calças na altura acima do joelho para abaixo do joelho, cores mais monocromáticas, acessórios mais “adultos” como relógios de bolso e gravatas, além de casacos mais voltados ao fraque, meias três quartos e cartolas.

- Ouji é o termo que nos Japão engloba a fashion como um todo. No exterior é visto como o boystyle que possui os elementos dos jovens vitorianos, e de maior abrangência de vertentes. Muitos dizem que o ouji é mais “alegre” que os outros estilos, como se fosse um príncipe em tenra idade. O Ouji comporta os outros “sub-estilos” com cores vibrantes e claras, sendo o mais aberto às adaptações. Por isso no Japão o estilo como um todo é visto como Ouji. Aqui o negócio é se sentir como um príncipe no cavalo branco!

- Aristocrat é o termo que abrange o boystyle de aparência séria. O preto, o bonina, o marrom bem escuro, azul marinho são as cores base do aristocrat, juntamente com os detalhes em branco. As calças são longas, normalmente acompanhadas de sobretudo bem detalhado, a cartola bem elegante, juntamente com as botas (normalmente de salto ou plataformas) fazem o coordinate aristocrat se diferenciar de todos os outros. Uma elegancia só!

Paulo: Kodona é um termo que foi usado uma vez pelo vocalista do Plastic tree, Ryuutarou, em entrevista a Gothic & Lolita Bible, para descrever seu próprio estilo. Fãs ocidentais começaram a considerar um estilo (shorts, chadrez, listras, camisas com babados) como "kodona", que significa kodomo + otona, criança + adulto. O termo nem sequer é conhecido no Japão, sendo apenas um ocidentalismo. O termo original é ouji ("príncipe"), aqui criaram um termo lolyboy dizendo que os ouji são namorados das lolitas ou uma versão masculina, Há também quem diga que o dandy atual é uma vertente do ouji ou do aristocrat mas no Japão, geralmente, não se faz distinção em termos de nome entre dandy e aristocrat.O dandy se inspira vagamente nas roupas usadas pelos verdadeiros dandies

5. Boystyle/Ouji/etc possuem termos e nomenclaturas importantes que podem ajudar iniciantes? Quais?

Paula: Os termos para boystyle não são tão difíceis como o de lolita. O que acho importante de ressaltar são:

- Jabot: Tipo de acessório para o pescoço, que normalmente é reconhecido como o “babado das blusas dos aristocratas”. Sim, é isso mesmo que você está pensando.

- Rocking horse: Como em lolita, é um estilo de sapato originário dos sapatos tradicionais japoneses, que possui uma plataforma considerável.

Paulo:

- Dandy: um estilo mais maduro, conde, e mais social comparado ao Ouji que por sua vez, tem mais babados e é mais juvenil e fofo

6. Existem falhas comuns em boystyle/ouji/etc? Se sim, quais são?

Paula: A maior falha do boystyle é tentar combinar os acessórios sociais e acabar parecendo um garçom de festa de 15 anos. Não esqueça: Abuse dos detalhes, dos acessórios, das rendas, botões. Principalmente valorize suas calças: blusas para dentro delas, meias e sapatos que harmonizem com a peça mais característica do seu outfit é essencial para um bom boystyle.

Paulo: Sim, achar que Kodona e Ouji são a mesma coisa, achar que Ouji ou Dandy são exclusivos para garotos ( existem garotas que ficam muito bem), achar que se trata de cosplay, achar que Brolita (de brother lolita) - termo usado para se referir a rapazes que se vestem de acordo com a moda Lolita- é um boystyle.

7. Qual a origem e influências desses estilos que se encaixam em “boystyle”?

Paula: Como em lolita, a influência do ouji/boystyle vem da Era Vitoriana. Os jovens príncipes que foram idealizados em livros, imagens e filmes também influenciam a moda.

Paulo: Era vitoriana, rococó, Teddy boys...

8. Para quem não pode adquirir coisas das grandes marcas... É possível montar visuais full offbrand? Se possível, dê dicas de como economizar!

Paula: É possível montar um visual full offbrand! Eu, por exemplo, tenho pouquissimas peças de burando. São três as opções que normalmente sigo para criar meus outfits: Fico de olho nas lojas do Brasil em busca de peças que se encaixe na moda (blusas, coletes, shorts, chapéus, sapatos... uma infinidade!), ir em brechós perto de mim e comprar roupas usar ou estilizar (vale para comprar em lojas e estilizar também, mas caso dê errado as roupas de brechós são mais baratas!), e por fim, fazer minhas próprias roupas. ^-^

Paulo: Oujis podem procurar por roupas com mais babados nas lojas de departamento, cheias de laços e amarrações! Não tenha vergonha se for menino e estiver procurando na sessão feminina, androginia é comum entre esses estilos. Dê uma customizada para dar um ar OOAK: “One of a Kind” que só você terá. Você pode levar fotos de inspirações em uma costureira, também.

9. Existem comunidades sobre boystyle/ouji no Brasil?

Paula: Infelizmente não conheço nenhuma! Normalmente utilizamos dos grupos de Lolitas. Se existir algum grupo me avise!!

Paulo: Se existem ainda não conheço, gostaria de conhecer! Mas temos a ''Kodona / Ouji Of the World Unite!'' como comunidade mundial e a ''Ouji kei mexico'', cuja tem brasileiros como membros e somos muito bem recebidos.

10. Existe alguém que você admire muito que siga esses estilos e que possa ser uma boa influência para quem está começando?

Paula: A Akira está sempre modelando pra a Alice and the Pirates e é sempre fabulosa!! O Bakasoseji parece ter dado uma parada no Ouji Style, mas ele é fabuloso. Vale a pena dar uma olhada nele. E o Technotropism está sempre atualizado sobre a moda ouji, é uma delícia passear pelo tumblr dele. Como sou ótima não sei o nome dos dois, só o tumblr deles mesmo.

Paulo: Ryutaro, da banda Plastic Tree.

11. Qual sua mensagem para quem está começando nesses estilos? Deixe aqui algumas referências que possam ser interessantes para iniciantes!

Paula: O Ouji é um estilo diferente, único e simplesmente maravilhoso. Brinque e se divirta com a capacidade de demonstrar seu espírito pela roupa, e nunca se acanhe de tentar sempre aprimorar. O Ouji é uma externalização do seu príncipe interior, então não tenha vergonha de mostrar o quão fabulous and elegant você pode ser!!

Paulo: Eu deveria dizer ''não use roupas feitas inteiramente de oxford ou cetim, evite outfits com muitas rendas, vocês são inciantes'' Mas galera meu conselho é Use e abuse, errando que aprendemos, e acho bacana o fato de que hoje em dia eu olho minhas fotos antigas e vejo como evoluí, não se importe com o termo "ita" (uma gíria comum no mundo de lolita/ouji/etc que significa "feio/a de doer"), beleza é muito relativa e você não precisa ser rico para se vestir bem.

12. Por fim, você acredita que boystyle/ouji/etc poderá um dia ser tão reconhecido quanto lolita aqui no Brasil?

Paula: Infelizmente não. No Brasil a grande maioria das pessoas da comunidade do j-fashion são mulheres, e dessa forma, naturalmente seja mais utilizado o estilo lolita, por este externar com graciosidade uma alma pura, feminina e delicada (em todos os estilos, até o punk!). Mesmo que existam homens e mulheres (como eu) que sejam adeptos ao boystyle, ele não terá tanto espaço como o lolita fashion.

Paulo: Sim!! As garotas tem nos ajudado muito a mostrar mais desse material às pessoas, então eu acredito muito nesse reconhecimento aqui no Brasil.

Paula:

Paulo:

Redes sociais em que vocês podem encontrá-los:

Paula:

Instagram: @thatsasin

Facebook: www.facebook.com/KameiCosplay

Paulo:

Facebook: https://www.facebook.com/paulo.Lake

Nota pessoal: Pessoal, lembrem-se que as respostas não são minhas! Como eu disse, eu não sou muito inteirada desse assunto, por isso preferi "pedir ajuda" para quem usa o estilo e em essência, não foram feitas alterações nas respostas! Sendo assim, estão autorizados a fazer correções e debates nos comentários. Vocês podem estar ajudando alguém que está começando nesses estilos!

Espero que tenham gostado do post e nos vemos terça que vem!!

bottom of page