top of page
Leia depois:
Tags:
Nenhum tag.
Me encontre aqui também!
Que tal um pouco de música para acompanhar
os posts?

Loliday 204 - Minha experiência com lolita todo dia!


Aaaa, finalmente o MSD tá voltando do hiatus gente! Eu sinto muito por ter passado esse tempo sem postar nada, mas a viagem pra SP aconteceu na minha vida e eu não tive opção.

E é justamente sobre essa viagem que vou falar aqui no post! Eu passei quase duas semanas em São Paulo, do dia 7 ao 19. Dia 19 eu fui embora bem cedinho, então praticamente não conta. hahah

O ponto é que na segunda semana em que fiquei lá, durante 4 dias eu literalmente usei lolita todos os dias (O primeiro dia usando lolita foi dia 14, dia 15 eu não usei porque fui tirar fotos com cosplay e dia 16, 17 e 18 eu usei de novo)

Ok, isso pode parecer pouco para uma pessoa que já está acostumada com lolita por anos ou mesmo uma pessoa que nunca usou, porém, para iniciantes (como eu), isso é uma experiência bastante interessante! Se montar todos os dias durante 4 dias é algo digno de comemoração de vitória, mesmo porque acho que é só quem usa lolita que conhece todo o esforço por trás desse estilo e o trabalho que ele acaba exigindo.

O primeiro ponto a ser ressaltado: Meus meios de transporte durante esses dias foram metrô e ônibus, fora os pontos que tive de andar a pé.

Eu fiquei todas as vezes pelo bairro Liberdade mesmo, já que a maioria das coisas que fiz com meus amigos por esse tempo foi por lá, além do Anime Friends, no qual eu improvisei um outfit de última hora.

Bom, vou organizar o post em tópicos que acho legal comentar sobre. Vamos lá!

1. Sobre pegar meios de transporte público usando lolita:

Bom, essa foi a primeira vez que usei ônibus e metrô toda montada. A grande maioria das vezes eu vou de carro mesmo e quando me arrumo, evito até passar pela portaria do prédio e ir direto pra garagem, porém, dessa vez, não foi o que aconteceu, já que minha mãe não estava pela cidade e não tinha outra opção.

No primeiro dia, eu fiquei bem nervosa quanto a pegar ônibus usando lolita. Metrô não era tanto um problema, porém, a ideia de pegar ônibus toda montada realmente me deixou um pouco nervosa, talvez por ser menor e ter mais pessoas, além de serem pessoas mais ou menos da região que eu moro. O trajeto da casa de SP até a Liberdade não é muito grande: Basta um ônibus e a estação que entro é na mesma linha que a estação da Liberdade, mas mesmo assim, na minha cabeça, algo podia dar errado. Quem é inseguro sabe do que eu estou falando. hahah Mesmo porque, por incrível que pareça, eu não uso lolita para chamar a atenção ou para atrair olhares, para ser o centro das atenções. Eu só uso porque gosto mesmo, é literalmente isso.

No entanto, eu consegui entrar no ônibus e foi tudo ok. É óbvio que recebi olhares, porém, o que eu procurei fazer foi simplesmente não olhar de volta. Eu só fiquei conversando com meu amigo durante o trajeto (que não tem nenhum tipo de estilo alternativo, aliás) e o máximo que fiz foi tirar o headbow, não usar a anágua no ônibus e deixar para colar os blings que usei no rosto mais tarde, porque por algum motivo aquilo me deixou mais segura. (?) Meu amigo até fez piada disso, porque, afinal, não adiantava tirar o headbow, anágua e deixar pra colar os blings depois se de resto eu ainda tava toda parecendo uma princesa. HAHAH

Nos dias seguintes, eu já liguei bem menos: Já fui 100% montada, desde casa até o meu destino, sem deixar para colocar coisas depois. Mas esse exercício de ir com menos acessórios de primeira ajudou a minha auto-confiança, então se você também se sente melhor sem usar algumas coisas enquanto dentro de um transporte público, sem problemas! Deixa pra por depois! Também ajuda se os primeiros lugares que você for forem já lugares de senso comum para estilos diferentes ou iguais mesmo, como meetings, eventos, bairros famosos por pessoas de estilos alternativos... Esse tipo de ambiente trás um sentimento maior de segurança para você aos poucos ir se soltando e ousar cada vez mais. Se sua cidade não tem nada disso, você pode buscar a companhia de um(a) amigo(a), mesmo que esse(a) amigo(a) não seja lolita, mas que te apoie na escolha de usar o estilo. Conversar, tirar fotos e tudo o mais ajudam na hora de se distrair e criar sua própria bolha rosa e cheia de purpurina.

2. Olhares e comentários na rua

É definitivamente engraçada a sensação de entrar em um vagão de metrô e o vagão inteiro olhar pra você. Sim, isso intimida um pouco, porém, dá pra relevar especialmente se você estiver na companhia de alguém para se distrair com conversas (foi o que eu fiz!)

Enquanto andando pela rua de lolita durante esses dias, algumas pessoas me pararam para tirar fotos, mães querendo que eu tirasse fotos com os filhos, ou pessoas pedindo para amigos tirarem fotos e isso foi até divertido. Tem gente que não vê isso com bons olhos, mas eu levo na esportiva e até considero um "elogio", afinal, se a pessoa quis até tirar foto, significa que gostou, certo?! Mas também aconteceu de pessoas tirando foto sem permissão e isso definitivamente NÃO foi legal. Mas ao invés de criar um escândalo sobre isso, tudo o que eu fiz foi virar de costas assim que notei (ou no caso, fui avisada), então ficou tudo ok. (Fica a dica: Se quer tirar uma foto de alguém com um estilo diferente na rua, peça! Não vá tirando sem permissão, isso é muito chato mesmo). Uma moça que pediu para que eu tirasse fotos com ela até comentou sobre as lolitas de Tokyo não deixarem que tirassem fotos e estava feliz que eu fui aberta quanto a isso.

As funcionárias da clínica onde minha mãe trabalha também se animaram com o visual "de boneca" quando eu tive que me arrumar por lá antes de sair e pediram por fotos.

Então, sim, quando você sai usando um estilo tão extravagante como lolita, é comum que as pessoas olhem, comentem, puxem assunto e queiram até pedir foto e o melhor que você tem a fazer é ser compreensiva(o). Você pode sim estar usando sem a intenção real de chamar a atenção (como eu disse ali em cima), mas devemos ser compreensivas(os) ao entender que estamos usando algo que para muitas pessoas é inédito! E nem todo mundo vai caçoar ou ser indelicado, muitas pessoas vão realmente se interessar pelo o que você está usando. Além disso, quando perguntam sobre o que é que estamos usando, o melhor a fazer é tentar ser paciente e explicar bem resumidamente que se trata de um estilo japonês, por exemplo.

Dentro do Anime Friends o que mais fizeram foi me parar para perguntar sobre o meu JSK Celestial, sobre o nome da print, onde compra, preço, etc e novamente eu fui paciente porque sabia que não se tratava nada mais nada menos de um interesse positivo das pessoas sobre o que eu estava usando. Aliás, isso me faz pensar que eu definitivamente preciso de um cartão pessoal ou ao menos um cartão para esse blog! HAHAH

3. Reação dos meus amigos que não fazem lolita

Eu já havia comentado no blog antigo sobre uma velha insegurança minha sobre ser um incômodo para meus amigos ao usar lolita ao lado deles. Porque eu sei que eu poderia atrair olhares para nosso grupo e eu não queria, de jeito nenhum, ser um peso. Mas aí é que está!

Meus amigos NUNCA me rejeitariam ou reclamariam de mim pelo meu estilo pelo simples fato de que eles me aceitam e são sim amigos verdadeiros. Eu arrisquei usar lolita esses dias todos e na verdade, a maioria deles ou pareceu gostar bastante de me ter toda arrumadinha ao lado ou simplesmente esboçaram uma reação neutra, como se só fosse eu usando qualquer outra roupa ao lado deles.

Se seus amigos não aceitam que você ande perto deles da forma que você quiser, então talvez esteja na hora de rever companhias. Nenhum tipo de opressão é saudável, isso só serve para te impedir de se expressar e ser quem você é e isso não é legal.

Eu, YuMe, neste momento, sou uma garota que gosta de usar vestidos volumosos e estampados e não tem nada que alguém possa fazer quanto a isso e ponto.

Em suma, foi tudo ok com meus amigos e eles me trataram como sempre tratariam, inclusive recebi elogios vindo deles.

4. Apoio de outras lolitas

Lembram lá do começo do post, onde eu falei sobre meu medo de usar lolita em meios de transporte públicos?

Então! Um dia antes eu tava tão nervosa que tava a ponto de passar mal (Ansiedade não ajuda NADA nessas horas), então foi automático recorrer a um chat do WhatsApp que participo sobre lolita, pedindo conselhos sobre como deveria agir e com que pensamentos deveria espantar todo esse nervosismo. As meninas do chat foram super atenciosas e carinhosas contando sobre suas próprias experiências!

Então fica noooovamente a dica que eu sempre falo: Nesse tipo de situação, procure uma ou mais veterana que possa te encorajar e te apoiar. Isso SEMPRE ajuda e ver que outras pessoas também passam pelo o que você vai passar ou está passando sempre ajuda na hora de perceber que você não está sozinha(o).

Bom, esses são os tópicos que consegui pensar! Se ficou alguma dúvida ou a vontade de saber sobre algo específico que eu vivenciei nesses dias, pode comentar que eu respondo!

Agora vou deixar aqui algumas fotos dos outfits usados nesses dias!

Eu usei quase todos meus vestidos e minha saia, faltando só um vestido. Em tese era para ter usado todos, durante 5 dias, porém, em um dos dias eu acabei sendo obrigada a usar roupas "comuns" por ter dormido na casa de uma amiga e não ter levado o vestido por não saber que dormiria lá. orz

14/07/2016 - Passeio pela Liberdade

Sobre essa última foto.. Foi um dream come true poder replicar essa foto aqui, eu sempre quis fazer isso! HAHAH Então agradecimentos especiais ao hubby Ryo por ter colaborado mesmo nós estando rindo da awkwardness na parte cortada da foto. HAHAHAH PS: Ignorem as sapatilhas! Era o que tinha pro dia. heh

16/07/2016 - Tanabata Matsuri

Meu espelho podia estar menos sujo... Hahaha Acontece!

17/07/2016 - Anime Friends

Laminado do meeting e da hotzone do LM.C no pescoço! Heh

18/07/2016 - Karaokê com amigos

Último dia em SP e minha mãe já tinha aparecido por lá! Uma foto minha e dela na clínica. Petticoats resolveram fazer um photobomb também, mas é a vida. HAHAH

Bom, esses foram meus quatro dias de lolita. Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima terça!

bottom of page