top of page
Leia depois:
Tags:
Nenhum tag.
Me encontre aqui também!
Que tal um pouco de música para acompanhar
os posts?

Loliday 181 - Negatividade no meio lolita e como lidar com isso.


Esse é um assunto meio triste de ser abordado, ainda mais com esse título, sendo que, em teoria, Lolita deveria ser apenas composto de momentos e experiências boas, autoestima elevada, entre outros sentimentos positivos. Mas é fato, infelizmente, que assim como todos os grupos, a moda Lolita é composta por pessoas. E não são todas as pessoas que são 100% educadas e gentis, na verdade, é comum ver esse cenário de “shade” (pra quem não sabe, shade é o ato de falar mal de alguém) em várias cenas da moda asiática e isso não é exclusivo do Brasil ou de qualquer outro país. É comum do próprio ser humano.

Esse post já vinha sendo planejado há muito tempo (eu tenho uma listinha de possíveis temas e esse era um dos primeiros!) e acabou por vir em um momento oportuno. Ocorreu recentemente um cenário de briga entre algumas lolitas e entre uma garota que fez um vídeo divulgando o que era Lolita, vez que foi divulgada uma informação errada (ou que ao menos não se aplica a nossa cultura, não era uma regra básica de lolita para todos os países) nesse vídeo, o que resultou em um grande caos de briga de todos os lados (eu diria um grande overreact, na verdade). A garota “atacada” se sentiu bastante acuada pela comunidade lolita e até chegou ao extremo de dizer que as pessoas não deveriam se envolver com nós. Eu expliquei, com calma, que existem exceções e que não achava que devia ser tirada a magia do estilo só por causa de uma mal educação ou outra. E ela acatou e admitiu que havia se exaltado na hora que escreveu isso. Simples assim.

Ou seja.... O primeiro recado é para as pessoas que acabam usando lolita e assuntos relacionados a lolita para gerar atmosferas negativas entre as pessoas: Por favor. Se vocês querem apontar algum erro, então ao menos estejam dispostas(os) a serem didáticas(os) e não largar as coisas no meio ou começarem a ser grossas(os) quando sua opinião for refutada. Tente ser explicativa(o) e gentil, não custa nada, a pessoa vai te ouvir melhor assim. Se você realmente não estiver disposta(o) a isso... É melhor nem falar ou sugerir para que alguém fale no seu lugar. E se você de fato foi didática(o) e a pessoa simplesmente não quis te ouvir... Move on, sabe? Não precisa insistir naquilo e criar uma situação chata por causa de algo simples como... Moda. Algumas pessoas podem receber informações erradas por isso? Podem, mas... Vale mesmo a pena criar um estardalhaço por algo simples assim? As vezes o melhor a fazer é simplesmente deixar de lado.

Um outro ponto é... Se você ver alguém usando algo que você não goste, não fale nada se a sua opinião não for pedida. A pessoa pode estar feliz usando aquilo, mesmo que você pessoalmente não goste e ache que isso vai dar uma “imagem errada” do que é lolita. Ao invés de excluir e possivelmente humilhar a pessoa, você pode se oferecer para ajudar, você pode deixar claro para a pessoa que está ali para qualquer dúvida que ela tenha e, talvez, depois de criada uma certa intimidade, você possa até abordar o assunto de uma maneira sutil do tipo: “Ah, sabe o que eu acho que ajudaria a melhorar o seu visual?!” ...Mas é difícil chegar para alguém e simplesmente apontar seus erros sem parecer rude. E nunca, nunca, nunca de maneira alguma use a aparência de alguém como pretexto para ridicularização. Isso é muito errado. Muito errado mesmo. Expor pessoas é errado. Por favor, eu peço de verdade, não façam isso, é horrível. Mesmo porque, muitas vezes lolita é relacionado com feminismo devido a toda a liberdade de se vestir como você quiser e toda essa luta e bateção de pé para não ser vista como um símbolo sexual por isso mas o seu feminismo se torna falho quando você passa a ridicularizar e expor alguém, seja pelo motivo que for.

Agora, o segundo recado é para pessoas que possam estar passando por isso: Não deixe, de forma alguma, qualquer situação ruim que você esteja passando abater o seu amor pela moda lolita. Lolita é feito de magia também, de felicidade e de sorrisos (E de comidas gostosas em meetings! Hahah). Eu sei que as vezes é difícil segurar esse tipo de coisa sozinha(o). E... de verdade? Eu já passei por isso. Mas vai por mim, não vale a pena largar mão do que você ama, não vale a pena perder a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas que podem se tornar suas amigas de verdade ou conhecer lugares novos por intermédio desse “mundo” que é o mundo lolita. Te criticaram? Faz o seguinte: Tenta consumir essa informação como algo a melhorar e se esforce para melhorar o que estiver a seu alcance. Peça ajuda para pessoas que você sabe que estão ao seu lado (Oi! Eu sou uma delas! Podem se sentir A VONTADÍSSIMA para irem me chamar em qualquer um dos meios sociais que eu listei ali do ladinho esquerdo do blog para perguntar sobre algum assunto e no que eu puder ajudar, ajudarei qualquer pessoa!) e que possivelmente possam ser veteranas, busque informações a respeito e busque evoluir cada vez mais. Quando o “hate” for por algo mais superficial, como a sua aparência ou o seu jeito... Então, de verdade, desconsidere. Você não precisa perder o seu tempo com isso, essas pessoas que fazem isso são fúteis e superficiais e sempre vai ter gente do seu lado te apoiando, sempre. Não esquece disso.

Ah! Para finalizar, quero indicar esse vídeo aqui da Lovely Lor (em inglês). Nele, ela trata o assunto: “O que falar para uma “ita*”?” e eu acho esse vídeo MUITO relevante. Por favor, assistam, todo mundo deveria ouvir as palavras dela!

Eu desejo toda a sorte do universo para as meninas que querem crescer cada vez mais em lolita. Se lembrem: Vocês são todas pessoas LINDAS que usam um estilo LINDO.

Além do mais, todo mundo pode crescer, seja evoluindo como pessoa ao não humilhar mais ninguém, seja evoluindo em quesito do seu estilo ao buscar novas informações e meios de como melhorar... Basta estar disposta(o).

Glossário:

* Ita – Lolita que se veste fora das “regras básicas” do estilo, lolita que não sabe coordenar um conjunto de roupas do estilo de maneira “correta”.

bottom of page