top of page
Leia depois:
Tags:
Nenhum tag.
Me encontre aqui também!
Que tal um pouco de música para acompanhar
os posts?

Loliday 130 - Comportamento lolita?


Bom, devido a discussão que pareceu se levantar hoje dentre ao meio lolita, eu resolvi me pronunciar. Primeiramente, queria deixar claro que esse post não é contra ou a favor de ninguém e eu abomino TOTALMENTE qualquer tipo de ataque contra qualquer pessoa ou qualquer tipo de humilhação.

Vamos lá!

Hoje um assunto que vi sendo muito debatido foi sobre a existência de um comportamento específico para quem usa lolita e eu resolvi deixar a vocês o meu parecer sobre isso, especialmente por acabar indicando meu blog a pessoas leigas no assunto e achar que é uma informação legal de se acrescentar aqui.

É fato que a moda lolita possui detalhes bastante modestos (tal como o uso da blouse por baixo de vestidos de alça, impedindo que se possa ver os ombros e decote), fora o fato óbvio de que as meninas que o usam parecem bonecas. Mas no fim, em lolita, deve-se AGIR também como uma boneca?

A minha resposta pessoal é: Não. Você não precisa agir de qualquer forma que contraste com o seu "eu" verdadeiro. Lolita é uma moda e não uma fantasia e isso é algo que todas as adeptas ao estilo lolita buscam deixar claro. Logo, sendo uma moda, você não deve atuar quando está se vestindo de tal maneira ou fazer qualquer coisa que faça parecer que você está montando um personagem naquele momento. Lolita é para todxs, independente do que você goste ou deixe de gostar e encenar não é uma obrigatoriedade em lolita.

É fato, no entanto, que existam pessoas (até mesmo pessoas influentes, como a Misako Aoki, fundadora da Associação Lolitas do Japão e Embaixadora Kawaii ou mesmo matérias em lugares importantes, como a Gothic And Lolita Bible -É uma discussão comum até mesmo em fóruns sobre lolita, como esse aqui que encontrei) que defendem que lolita deve sim ter um comportamento específico.

Eu acredito que o que deve ser tirado de lolita, em especial, são todas as coisas positivas, todas as amizades e todos os momentos felizes que você irá passar enquanto participando desse estilo, independente dos seus gostos, de como você é, como prefere agir. (Eu só não dou carta branca para pessoas que usam lolita para serem ofensivas(os) com outras pessoas! É de fato a unica coisa que eu acho que está 100% errado.)

No mais, a ideia de que o fato de que alguém usa x estilo e portanto irá se portar de x maneira, provavelmente já está ultrapassada. É por isso também que não se pode generalizar um estilo dizendo que "todas" as pessoas que o usam são de x ou y maneira, coisa que acontece muito.

Eu acho que no fim, a única coisa que deve existir é educação, respeito e bom senso, mas isso independe de ser lolita ou não, isso é algo que deve existir em todas as pessoas de todos os estilos por motivos óbvios. Ninguém precisa agir como um robô, mas bom senso é sempre bem vindo, em qualquer momento da vida.

Por fim, vocês acreditam que lolita deve sim ter um comportamento específico e que quando você usa um outfit, você obrigatoriamente deve começar a se portar de uma maneira diferente, mesmo que destoe totalmente do que você é normalmente? Ou você acha que são só roupas e que você tem mais é que se divertir e aproveitar os momentos sendo você mesma(o)?

Podem comentar e debater sobre, caso se sintam a vontade!

Informação off:

Agora o blog terá dias marcados para os posts! Vou buscar atualizar toda terça e quinta e caso apareça um post de ""emergência"" como esse, faço um post a mais na semana.

Sempre buscando dar a possíveis leitoras(es) uma experiência melhor! Espero que estejam gostando.

bottom of page