top of page
Leia depois:
Tags:
Nenhum tag.
Me encontre aqui também!
Que tal um pouco de música para acompanhar
os posts?

Loliday 131 - Uma ajudinha para iniciantes em lolita


Bem, em lolita, assim como em qualquer outra coisa, nós sempre começamos de algum lugar e eu vou dar algumas dicas para quem não sabe por onde começar. Especialmente porque lolita tem um monte de informação para se processar de uma vez e é sempre bom ter uma ajuda para organizar tudo isso.

Como eu sempre deixo claro, eu não faço lolita há muito tempo, estou me esforçando para aos poucos melhorar, porém, acho legal mostrar como foram os meus primeiros passos dentro desse mundo, na tentativa de entendê-lo melhor. É claro que ainda falta muito mais coisa para ver e aprender, porém, pretendo ajudar pelo menos com o básico. Então vamos lá? ♥

Como começar em lolita em 6 passos simples!

1. Pesquise sobre o estilo.

Pesquisar sobre a moda lolita é o primeiro passo para começar, afinal, não dá para participar de algo sem saber como fazer, de onde veio, o que algumas coisas significam, certo? E as vezes não e só a partir do google imagens que se cria uma noção legal sobre o que é lolita. Existem algumas "regras básicas" que são importantes de serem aprendidas e a minha dica é para você se aprofundar cada vez mais em outros lugares se não imagens, mas artigos escritos ou vídeos explicativos que podem ser encontrados em páginas no facebook de comunidades de outras cidade, filmes (Como Kamikaze Girls que é um filme clássico entre as lolitas), fóruns voltados para lolita, grupos no facebook (um muito legal é o Daily Lolita ~ Brasil) e vídeos no youtube, de canais como:

KAWAII PATEEN (canal de maquiagem e street fashion japonesa em um geral)

Lovely Lor (canal voltado para lolita num geral)

Pixie Locks (alguns vídeos voltados para lolita)

Deerstalker Pictures 1 (vídeos voltados para paródias, tem alguns vídeos sobre lolita)

Deerstalker Pictures 2 (vídeos voltados para lolita em um geral)

Cathy Cat (Vlogger lolita)

PS: sim, todos são canais em inglês, infelizmente eu ainda não conheço muitos canais voltados para lolita brasileiros.. Mas se tiverem sugestões, podem colocar nos comentários, sem problemas!

Além de blogs, fóruns, contas do lookbook e etc. Alguns dos blogs que recomendo (e estão em português!) estão na aba "blogs", alí em cima. ♥

Só com isso você já vai conseguir criar uma noção de como lolita funciona, como "coordenar" direitinho e assim você já pode começar bem, sem erros muito "violentos".

2. Pesquise lugares confiáveis para compra.

Isso é muito importante! Eu aconselho a você não comprar suas peças de roupa lolita por meio de pessoas que não têm experiência em costurar coisas voltadas à lolita ou alguém que não tenha indicações. Procure encontrar lojas famosas ou com bastante feedback (o grupo Lolita Feedback (BR) pode te ajudar!), assim você não corre o risco de acabar com uma peça de má qualidade que você pode acabar nem conseguindo vender depois. E mesmo quando encontrar lugares confiáveis, faça uma pesquisa de preços. Eu já ví pessoas venderem réplica a preço de original e você realmente precisa tomar cuidado com esse tipo de coisa. Dê uma olhada nos preços das coisas para ter uma noção do que é "normal" e do que é praticamente um roubo. Infelizmente algumas pessoas acabam enganando principalmente quem é iniciante e isso não é nada legal. :/ No meu antigo blog eu já indiquei algumas lojas como Mr. Nounou, Unicorn Holic, Punkuloli, Poti Poti e o Shopping Service da Chocobat milky magic, todas estão no facebook e todas foram muuuuito atenciosas comigo. Além disso, tem o grupo Lolita Sales ~ Brasil, onde você pode comprar coisas de segunda mão. É só checar se a vendedora tem boas indicações!

3. Monte os coords na sua cabeça antes de comprar as peças

Agora que você já decidiu onde comprar as suas primeiras peças, faça um planejamento de como vai ser o seu coord (ou coords) em que usará suas roupas. Uma dica é desenhá-los (mesmo que de qualquer jeito) ou fazer montagens simples com as peças juntas. Isso ajuda a ver se as cores realmente conversam entre sí, se as peças ficam boas de verdade se combinadas. As vezes comprar tudo porque é bonito individualmente não é uma boa ideia. Pode acontecer de quando você colocar tudo junto, acabar ficando muito discrepante e você não gostar do resultado do coord montado. Os desenhos ou montagens ajudam muito na hora de visualizar! Além disso, sempre considere a quantia de dinheiro que você tem disponível e como eu disse no item anterior, procure os melhores preços antes de montar o coord.

Outra dica para ajudar a economizar é comprar as primeiras bolsas, sapatos e acessórios num geral que sejam bem coringas, assim, você não será obrigada(o) a comprar acessórios, sapatos e bolsas novas todas as vezes que for comprar um vestido novo, por exemplo. Você pode pensar em qual cor você acha que vai predominar seu wardrobe e comprar suas primeiras coisas nessas cores. Comigo foi rosa! Então meus primeiros sapatos, wristcuffs e etc foram em rosa, pois eu já sabia que usaria bastante e assim não teria que comprar tão cedo acessórios e sapatos novos.

Não se esqueça também de fazer com que o coord exprima um pouco de você, deixe a sua personalidade transparecer pelas roupas e cores, se permita ser você mesma(o)... Mas em forma de uma bela princesa. hahah

4. Se inspire!

Se inspirar é sempre bom! Você pode encontrar algumas pessoas que vão te ajudar a ter uma noção do que é um bom outfit e assim, montar os seus devidamente. Não estou falando de cópia, mas sim de criar noções para então poder exercer em seu próprio estilo. Particularmente eu tenho como inspirações pessoas como a Lovely Lor, a Cathy Cat, a RinRin Doll e a Melva Yan. Elas me ajudam muito e nem sabem disso! hahah

5. Faça amigos ou converse com alguém já experiente

Para isso, você pode buscar comunidades lolita próximas a você, entrar em grupos no facebook, adicionar outras meninas que façam lolita (mesmo que sejam de outras cidades)... Assim, você pode conversar sobre a moda e até pedir conselhos. Eu sou muito cara de pau nesse sentido! hahah Quando tenho uma dúvida, pergunto para alguém que tem mais experiência, sem maiores delongas. Podem inclusive falar comigo! Eu adoro DE VERDADE ajudar com isso e estou me prontificando. hahah

6. Se divirta!

Agora que você já pesquisou sobre lolita, já buscou os melhores lugares para comprar suas roupas, já montou o seu coord, buscou inspirações e buscou se enturmar mais no meio lolita, resta a diversão que tudo isso irá lhe trazer! Essa dedicação toda é sempre muito satisfatória quando se tem um retorno que te faz dizer "uau" quando você se vê no espelho.

As vezes lolita pode ser complicado por todas suas regras e pelo dinheiro que acaba exigindo, mas se você se esforçar, eu tenho certeza que você irá conseguir ótimos resultados. Se você sonha com isso, não deixe de correr atrás dos seus sonhos! Eu demorei para correr atrás do meu, mas agora está dando tudo certo e tenho certeza que pode dar certo para você também, basta querer.

Eu espero mesmo que isso tenha ajudado! Eu fiz algumas poucas indicações ao longo do post, porém, vocês estão livres para me perguntar sobre mais coisas nos comentários ou deixar outras sugestões nos comentários também. ♥

bottom of page